Voltar
 ALTO DA BOA VISTA 

Até meados do século XVII, a área do Parque Nacional da Tijuca permaneceu praticamente intocada. Hoje, é local de peregrinação para adeptos de trilhas, esportistas, turistas e famílias, atraindo um público de 30 mil visitantes por mês. Boa parte do parque fica no bairro do Alto da Boa Vista.

  
O parque mostra alguns sinais de falta de conservação, mas ainda agrada a turistas de dentro e fora do País. Além das opções mais conhecidas e convencionais, como visitas à Cascatinha e à Capela Mayrink, a área do parque guarda opções de trilhas para todos os preparos físicos. Pelo menos cinco estão sinalizadas. Algumas escondem boas surpresas, como mananciais, cachoeiras e mirantes naturais.

O Alto da Boa Vista e a Floresta da Tijuca são referências ambientais mundialmente conhecidas. A paisagem do Alto da Boa Vista é dominada quase exclusivamente pelo verde e pelos casarões, que sendo alugados pra festas tornam-se uma das principais atividades da região. São pelo menos 12 mansões em propriedades de 15 e 40 mil metros quadrados, com detector de metais na entrada, vista panorâmica e terraço voltado para a floresta e até córregos são apenas algumas das opções oferecidas pelas casas, para tornar ainda mais especiais casamentos e festas de 15 anos.
  


Floresta da Tijuca

O bairro pode ser considerado calmo, silencioso, de ladeiras curtas, atmosfera leve e com os sons da mata sempre ao redor.

          

BAIRRO Alto da Boa Vista

Área construída (m2)

250704

População residente

9305

População por domicílio

3,3

Ruas e avenidas

73

Jardins, parques, praças

2

Praias (extensão em km)

-

Imóveis residenciais

2832

Imóveis não-residenciais

30

Escritórios

1

Hospitais e casas de saúde

2

Colégios

3

Bancos

-

Clubes/ginásios

1

Garagem/estacionamento

-

Armazém/depósito

-

Posto de combustíveis

1

Cinema

-

Restaurante/bar/lanchonete

5

Estabelecimentos industriais

2

Hotel/motel/pensão/hotel residência

1

Oficinas

1

Supermercados

2

Casas/sobrados

774

Apartamentos

573

Salas comerciais

1

Loja/sobreloja

28

Galpão/telheiro

4

   Fonte: Prefeitura Municipal e IBGE
             Riotur - http://www.rio.rj.gov.br/